Skip to main content
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

Full Program

If you would like to create a personalized program, check the boxes next to the sessions you would like to attend, then click the Create My Program button at the bottom of the page. You may then save or print your personalized program through your browser.


Monday, 15 July 2019
10:30-11:30
(Átrio do Instituto de Educação)
11:30-12:00
(Anfiteatro I)

Sessão de Abertura do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

Tiago Brandão Rodrigues | Ministro da Educação (A confirmar)

Luis Miguel Carvalho | Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL)

Feliciano H. Veiga | Presidente do Congresso

12:00-13:00
Conferência Plenária
(Anfiteatro I)Session Chair: Feliciano H. Veiga

Conferencista: Emília Serra Desfilis

Título: Implicación del Professor: Variables Individuales y Clima del aula

Implicación Del Profesor: Variables Individuales Y Clima Del AulaEmilia Serra
13:00-14:30
Almoço

Pausa para Almoço

14:30-15:30
Simpósios
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 6Sala 7
Session Chair: Fernanda Leopoldina VianaLer Bem. Falar Bem.Fernanda Leopoldina Viana ; Iolanda Ribeiro; Irene Cadime; Sandra Santos; Carla Silva; Ilka Lima; Bruna Ramos; Miguel Borges; Ana Paula Brito Session Chair: Anabela Sousa PereiraDesafios da Psicologia da Educação Para Um Maior Envolvimento Tutorial No EnsinoAnabela Sousa Pereira; Rosa Maria Gomes; Silvia Guerrero Moreno; Raquel Fernández Cézar; Ana Rodrigues; Helena Jamba; Joana Raposo; Laurinda Alves; Ana Paula Amaral; Margarida Pocinho; Agar Almeida; Paulo Pinheiro; Jacinto Jardim; Isabel Souto; Cristina Queirós; Edite Oliveira Session Chair: Emilio Salao-SterckxReconstrucción Social Y Cultural Desde Un Modelo Educativo Entre La Responsabilidad Social Universitaria Y La Investigación Acción ParticipativaEmilio Salao-Sterckx; Verónica Egas-Reyes; José Andrade-Zapata Session Chair: Natalia Solano- PintoEscuela Para La SaludNatalia Solano- Pinto; Yolanda Sevilla-Vera; Marta Muñoz- Hernández; Raquel Fernández-Cézar; Cristina De La Peña Álvarez; Cortes Navarro Valdelvira; Melody Garcia-Moya Session Chair: Pedro RosárioHomework As An Enabler of Students’ Engagement: Implications For Research and Educational PracticePedro Rosário; Jennifer Cunha; Paula Magalhães; Juliana Martins; Diogo Ferreira; José Carlos Núñez; Guillermo Vallejo Session Chair: Isabel MartínezFamilia, Ajuste Escolar Y Sociedad: Resultados de InvestigaciónIsabel Martínez; María C. Fuentes; Carlota Moura Veiga; Laura Jimenez
15:30-16:30
Comunicações
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 6Sala 7
Session Chair: Feliciano H. VeigaDesenvolvimento Psicossocial E Envolvimento dos Alunos Na Escola: Revisão Teórica E Empírica Para Estudo Com Alunos No 2º E 3º CicloNuno Archer de Carvalho; Feliciano Henriques VeigaCuestionario de Apreciación Estética: Fiabilidad Y Análisis de Los ítemsCarmen Carpio de los Pinos; Arturo Galán GonzálezO Engajamento Estudantil Na Fatec Ourinhos: Esforço, Envolvimento, Estratégias E Aprendizagens DiversasRosemeiry Prado; Eunice Belloti; Marcela Rossini; Elaine Pasqualini; Silvia Santos; Vitor Silva; Wilson Sanches FilhoCompetência Emocional Como Recurso Para O Envolvimento Na Escola de AdolescentesJoana Sampaio; Íris M. Oliveira; Alexandra M. AraújoDesenvolvimento Infantil: Desenvolvimento Das Formas Superiores da Conduta HumanaJuliana Cristina Bomfim Session Chair: Fernando GarcíaEscala de Engajamento Escolar Inferido Por Professores Para Alunos do 2º Ao 5º Ano do Ensino FundamentalLygia Vallo e Campos; Francis Ricardo dos Reis Justi; Feliciano Henriques VeigaLa Diversidad Cultural En Educación Obligatoria. Una Aproximación A Las Percepciones Del Profesorado En Función Del GéneroMaría Carmen López López; Stefania La MalfaPercepções dos Docentes da Rede Federal de Educação Acerca da Educação Profissional E Tecnológica: Com A Palavra Os Professores do Curso Técnico Subsequente Em Administração.Claudilena Correa Araújo; Dea Nunes Fernandes; Layane Bastos dos Santos; Alvaro Itaúna Schalcher Pereira; Rita de Cassia Gomes da Silva; Francisco Adelton Alves Ribeiro; Lilian Maria de Oliveira Ferreira; Natania Candeira dos SantosLa Importancia de La Dimensión Emocional En Los Procesos de Re-Enganche EducativoMaría Jesús Rodríguez Entrena; María José Bolarín Martínez; Abraham Bernárdez-Gómez Session Chair: Sofia FreireE-Tutoring European Project For Student PerformanceAlejandra Cortés; Ana Rodríguez; Jacobo Cano; María Jesús Cardoso; Oscar Casanova; Santos Orejudo; César Rodríguez; Rosa Serrano; Sonia Val; Andrea MarconiInterações Familiares E Bullying: Semelhanças E Diferenças de Gênero Entre Adolescentes BrasileirosWanderlei Abadio de Oliveira; Jorge Luiz da Silva; Claudio Romualdo; Simona Carla Silvia Caravita; Manoel Antônio dos Santos; Marta Angélica Iossi SilvaConhecimento Sobre As Artes E A Cultura do Contexto Escolar Em Professores Rurais - Resultados PreliminaresAntónio Duarte; Mesquita FilipeContributo de Uma Abordagem Stem Para As Aprendizagens de Ciências dos AlunosSofia Freire; Mónica Baptista; Teresa Conceição; Iva Martins Session Chair: Nara Liana Pereira-SilvaLa Actuación Del Profesorado Sobre La Implicación Familiar Y Su Relación Con Los Resultados Académicos Del Estudiante de Enseñanza PrimariaElena Fernández-Rey; Cristina Ceinos-Sanz; Agustín Godás-OteroMultidimensional Self-Concept In China: An Exploratory StudyFangzhou Cheng ; Fernando Garcia; Rafael Garcia-Ros; María C. Fuentes; Oscar F. Garcia; Lamia MezianeA Relação Família-Escola Inclusiva Na Concepção de Pais E ProfessoresNara Liana Pereira-Silva; Cylene MedradoProjeto Nós Propomos!: Uma Rede Iberoamericana de Universidades, Escolas E Município de Inovação Na Educação GeográficaSérgio Claudino; Ricardo Garcia; Ricardo Coscurão Session Chair: Anabela PereiraRetenção Escolar Em Alunos do 10º Ano : Papel do Envolvimento Escolar dos Alunos E da Percepção do Apoio ParentalCláudia Ribeiro da Silva; Feliciano Veiga; Elia Silva Pinto; Ana RibasLa Adecuación de Respuesta Como Elemento Programático Para La Atención de Alumnos de Altas Capacidades Y El Aprendizaje SignificativoAlberto Quílez RobresInteracção E Aprendizagem Auto-Rgulada da OrtografiaAna Cristina Silva; Regina LimaAs Artes Performativas E A Aprendizagem do Desconhecido: O Envolvimento dos Estudantes Através da Criatividade E do RiscoAntónio Ângelo Vasconcelos Session Chair: Maria Paula PaixãoPromoción de La Salud Mental En Los Jóvenes Españoles: Estudio Preliminar Sobre Procesos Transdiagnósticos RelacionadosGema Pilar Sáez-Suanes; María d'Orey Roquete; María Álvarez-CoutoDesempenho A Matemática, Género, Instrumentalidade E Interesse Académico: Análise de Um Modelo MediacionalJosé Tomás da Silva; Maria Paula Paixão; Teresa Sousa Machado; José Pacheco Miguel; Ludovina Almeida RamosImpacto Das Séries Televisivas Na Perceção Social do Autismo: Uma Revisão SistemáticaRosa Fontes; Jorge Collus; Margarita Pino-Juste; Lia Oliveira; Nize PellandaAutoconceito E Envolvimento de Estudantes Na Universidade: Um Estudo Com Acadêmicos Em Regime Presencial E A Distância No BrasilAnelice Maria Banhara Figueiredo; Feliciano Veiga
16:30-17:00
Coffee Break
(Átrio do Instituto de Educação)
17:00-18:00
(Anfiteatro II)

Apresentação de Livro " Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI".

Luís Miguel Carvalho | Diretor do Instituto de Educação da UL

Emilia Serra Desfilis | Universidad de Valencia, Espanha

Fernanda Leopoldina | Universidade do Minho

João Costa | Editora Climepsi

Feliciano H. Veiga | Presidente do Congresso (Coordenador do Livro)

Tuesday, 16 July 2019
9:00-9:30
Sessão de Posters
(Corredor da Biblioteca)Session Chair: Íris Oliveira & Liliana Faria

Os posters são afixados às 09h e retirados às 13h.

(in)sucesso Escolar E Participação dos Pais/encarregados de Educação Na Escola Pública do 1.º Ceb – Interseções Teóricas E EmpíricasCláudia Marques; Henrique RamalhoTendencias Sociales Sobre Engagement, ¿que Nos Dice Twitter?Abraham Bernárdez-Gómez(entre)cruzando Experiências-O Orçamento Participativo Das EscolasAna Escola; Elisabete FerreiraAprendizagem Por Meio do Ensino Híbrido Na Educação Superior: Narrando O Engajamento dos EstudantesERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO; MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHAEnvolvimento Parental Na Escolaridade dos FilhosJessica Ferreira; Maria Graça Bidarra; Piedade Vaz RebeloClube de Robótica Na Escola: Inovação Tecnológica E Aprendizagem SignificativaMarlene Araujo; Maria do Carmo Lima; Giselle LimaPerceived Support From Significant Others, School Adjustment and Well-Being In Peruvian AdolescentsMelchor Gutiérrez; José Manuel TomásEducação Básica Integrada à Educação Profissional E Tecnológica Na Modalidade de Jovens E Adultos: Uma Análise Sobre A Evasão E êxito.Aline Carla de Sousa Leite Cipriano; Alvaro Itaúna Schalcher Pereira; Francisco Adelton Alves Ribeiro; Rita de Cassia Cassia Gomes da Silva; Claudilena Correa Araújo; Layane Bastos dos SantosQueixas Escolares E Medicalização: Representações Sociais de Professores do Curso de Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação TecnológicaAlvaro Itaúna Schalcher Pereira; layane Bastos dos Santos; Fauston Negreiros; Francisco Adelton Alves RibeiroEl Perfil Del Profesorado de Educación Primaria Como Condicionante En La Práctica de La Implicación FamiliarCristina Ceinos-Sanz; Miguel Anxo Nogueira-Pérez; Agustín Godás-OteroLas Prácticas de Implicación Familiar Del Profesorado de Educación Primaria Y Su Relación Con Los Resultados Académicos Del AlumnadoElena Fernández-Rey; Miguel Anxo Nogueira-Pérez; Agustín Godás-OteroA Contribuição Das Tecnologias Nas Aulas de Inglês do 2o Ciclo: Um Estudo ExploratórioJoana Guilherme; Carolina CarvalhoContenidos Lgtbi En Los Libros de Texto de Inglés: Una Inclusión Silenciada Y NecesariaEsteban Francisco López MedinaPrograma Interuniversitario de La Experiencia.Pilar Rodrigo Lacueva; Eduardo García ZamoraConflictos En El Aula Y Aprendizaje CooperativoAntonio Miguel Pérez-Sánchez; Patricia Poveda-Serra; José Manuel García-Fernández; María Vicent-JuanRegulação Das Emoções – Entre Estratégias Adaptativas E Estratégias Disfuncionais – Como Afeta A Satisfação Com A Vida Em AdolescentesTeresa Sousa Machado; Ana Cristina Pardal; José Tomás SilvaAvaliação da Aprendizagem: Novos Olhares, Novas PossibilidadesSarah Juvencino de Oliveira Morais; Naiara Sousa Vilela; Vanessa Therezinha Bueno CamposImagens E Identidades do Professorado: Um Processo Permanente de (re)ssignificaçãoMaria de Lourdes Ribeiro Gaspar ; Sarah Juvencino de Oliveira Morais ; Vanessa Therezinha Bueno CamposRelação Professor-Aluno: Amorosidade E Dialogicidade Em QuestãoSarah Juvencino de Oliveira Morais; Naiara Sousa Vilela; Vanessa Therezinha Bueno CamposFormação Docente E Tecnologias Digitais: Uma Análise Das Produções Acadêmicas BrasileirasKetilin Mayra Pedro; Vera Lúcia Messias Fialho Capellini“cittá In Rete” A Spatial Transformation Proposal At The University of Modena and Reggio EmiliaInmaculada González-Falcón; Luciano Cecconi; Katia Álvarez-DíazProblemas de Comportamento Em Pré-Adolescentes Avaliados Por Si Próprios E Pais – Será Significativa A Qualidade da Vinculação?Teresa Sousa Machado; José Tomás da Silva; José Pacheco Miguel; Maria Ludovina RamosVinculação, Regulação E Expressividade Emocional: Uma Trama Complexa A AnalisarJoana Marques de Carvalho; Maria Teresa Machado; José Pacheco MiguelAnálisis de Los Planes Docentes de Las Materias de Deportes de Raqueta/tenis En La Formación Inicial de Los Grados En Ciencias Del Deporte En EspañaJosep Campos-RiusLa Dimensión Afectiva Y Relacional En Los Procesos de Vinculación Escolar: Una Aproximación Teórico-ConceptualCRISTINA BAYARRI LÓPEZEnvolvimento dos Pais, Coparentalidade, Coesão E A Adaptabilidade - Fatores Promotores de Resiliência Em Crianças Com Necessidades Específicas –Maria Helena Martins; Edna Liane FernandesMotivação Académica No Ensino Superior PortuguêsMarco Ferreira Ribeiro; Célia Ribeiro; Paulo PereiraObservação de Bullying Entre Adolescentes Brasileiros: Apoiadores dos Agressores, Defensores Das Vítimas E NeutrosClaudio Romualdo; Wanderlei Abadio de Oliveira; Jorge Luiz da Silva; Túlio Prado; Marta Angélica Iossi SilvaEvaluation of The Emotions Suscribed By A Service Learning Program In The Degree of EducationNieves María Sáez-Gallego; Irene González-Martí; Jorge AbellánRelación Entre Los Niveles de Coordinación Motriz Y Otras Variables Psicosociales En Función Del Género En Alumnos de Educación Primaria de AragónManuel Segura Berges; Juan Carlos Bustamante; María Teresa Fernández Turrado¿rechazo Escolar? Respuestas Del Estudiantado Del Grado En Educación PrimariaDiana Amber MontesLa Utilización Del Constructo Discapacidad En La Sociedad Del Siglo Xxi: Un Desafío Para La EducaciónYonatan Díaz Santa María; Jesús Molina Saorín; Mónica Vallejo RuizDiseño de Planes de Acción Inclusiva En Educación Secundaria Desde Entornos de Aprendizaje SostenibleANTONIO FABREGAT-PITARCH; ISABEL MARIA GALLARDO-FERNÁNDEZ
9:30-10:30
Conferência Plenária
(Anfiteatro I)Session Chair: Ana Sofia Raposo

Conferencista: Ariana Cosme

Título: Escolas e Professores no Séc. XXI: desafios, compromissos e possibilidade num quadro de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Escolas E Professores No Séc. Xxi: Desafios, Compromissos E Possibilidades Num Quadro de Autonomia E Flexibilidade CurricularAriana Cosme
10:30-11:00
Coffee Break
(Átrio do Instituto de Educação)
11:00-12:00
Simpósios
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4
Session Chair: Fernando GarciaResearch Agenda On Parenting: Retrospect and ProspectFernando Garcia ; Isabel Martínez ; Oscar F. Garcia Session Chair: Filomena Fernandes GonçalvesPresence of Gender Stereotypes In Different ContextsÓscar Navarro Martinez; Elena González; Francisco Javier Sánchez-Verdejo Pérez; Ana Moraga Gonzaléz; Juana María Anguita Acero; Monica di Martino; Eduardo López Bertomeo; Ángel Luis González Olivares; Filomena Fernandes Gonçalves Session Chair: Guilhermina MirandaSimpósio: O Papel Das Tecnologias Digitais No Envolvimento de Pais, Professores E Alunos Na EscolaGuilhermina Maria Lobato de Miranda; Cruz Maria João; Ana Pires; Joana Costa Session Chair: RAQUEL FERNÁNDEZ-CÉZARAffective Domain and Innovative Methodologies In Mathematics and Scientific EducationRAQUEL FERNÁNDEZ-CÉZAR; NATALIA SOLANO-PINTO; MELODY GARCÍA-MOYA; ARIADNA GÓMEZESCOBAR; MARTA MUÑOZ-HERNÁNDEZ; YOLANDA SEVILLA-VERA; GEMA SÁNCHEZ-EMETERIO; BENITO YAÑEZ-ARAQUE; Mª PURIFICACIÓN CRUZ-CRUZ
12:00-13:00
Comunicações
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 6Sala 7Sala 9
Session Chair: Isabel Martínez SánchezO Desafiador Processo de Inclusão Escolar Na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: Um Diálogo Entre Psicologia E EducaçãoAnna Beatriz Machado Gualandi PereiraEmotional Intelligence and Mindfulness: Relation and Enhancement In The Classroom With AdolescentsCesar Rodriguez-Ledo; Santos Orejudo; Mª Jesus Cardoso; Alvaro BalaguerParticipação E Cidadania Criativa: O Trabalho Com Os Estudantes A Partir de Uma Escola Básica E SecundáriaInês Sousa; Elisabete FerreiraPerceived Classroom Violence Between Teachers and Students. A Comparative Study of Predictor Factors Between Primary and Secondary EducationSantos Orejudo Hernández; Juan José Navarro Hidalgo; Eva Vicente Sánchez; Ana Rodriguez Martínez Session Chair: Sofia FreireEnvolvimento dos Encarregados de Educação Na Escola: Perspetiva dos ProfessoresMaria Raquel Santana; José David Justino; Sílvia de AlmeidaA Valorização Das Competências Socioemocionais do “eu E do Grupo” Na Ancoragem do Envolvimento Na AprendizagemAna Paula Zarcos Palma; Sandra Saúde; Albertina Raposo(re)pensar O Currículo: A Necessidade de Inclusão da Perspectiva de Género Nas Políticas Educativas Em AngolaElsa RodriguesRelação Entre Pares E Envolvimento Com A Escola: Razões Para Não Escolher Um Colega Para BrincarPatricia Gamboa; Sofia Freire Session Chair: João PiedadeFormação Inicial de Professores de Informática: Um Olhar Sobre A Prática de Ensino SupervisionadaJoão PiedadeComo Despertar A Curiosidade dos Alunos Para A Aprendizagem Através dos Conteúdos?Ana Luísa RodriguesEstratégias Utilizadas Por Alunos do 1.º Ano Na Transformação 2d/3dJoana Conceição; Margarida RodriguesRobotics As A Counterbalance To Social Exclusion SituationsMonica di Martino; Filomena Fernandes; Juana María Anguita; Eduardo López Session Chair: Anabela PereiraAutismo E Inclusão: A Percepção de Um Grupo Professores Acerca da Inclusão do Aluno Autista Na Rede Municipal Em Teresina-Piauí.Layane Bastos dos Santos; Alvaro Itaúna Schalcher Pereira; Francisco Adelton Alves Ribeiro; Lilian Maria de Oliveira Ferreira; Natania Candeira dos Santos; Carlos Mendes de SousaInclusão Educacional: Um Estudo Acerca da Percepção dos Professores de Uma Instituição Superior Privada Sobre A Oferta do Ensino Inclusivo Na Cidade de Teresina – PiFernanda Souza da Silva; Aline Carla de Sousa Leite Cipriano; Anny Camila Lima Rodrigues; Claudilena Correa Araújo; Maycon Rangel Abreu Ferreira; Francisco Adelton Alves Ribeiro; Layane Bastos dos Santos; Alvaro Itaúna Schalcher PereiraDiversity In Early Language Acquisition Measured Through A New Sentence Repetition Task In SpanishSONIA MARISCAL; NATALIA BRAVO; MIGUEL LAZAROPercepción Y Prácticas Docentes En Relación A La Educación InclusivaMónica Vallejo-Ruiz; Ana Torres-Soto; Elvira Curiel-Marin; Olga Campillo-Drieguez Session Chair: António LeiteAdicción Y Depresión En Redes Sociales: El Caso EuropeoRaquel Blasco“analizando Programas de Re-Enganche Socio-Laboral Y Formativo de Jóvenes En Situación de Vulnerabilidad: El Caso de Mar de Niebla (gijón, España)”CRISTINA BAYARRI LÓPEZ; SORAYA CALVO GONZÁLEZ; JOSÉ LUIS SAN FABÍAN MAROTOAutoconceito E Envolvimento de Alunos Na Escola: Uma Nova Análise Entre Adolescentes E Jovens dos Cursos de AprendizagemAntónio Leite; Feliciano VeigaEstrategias Para El Diseño Y Evaluación de Proyectos Interdisciplinarios de Aprendizaje Servicio (aps) En La Formación Inicial Del ProfesoradoJosep Campos-Rius; Guillem Turró Ortega; Enric M. Sebastiani Obrador; Xavier Pujadas Martí Session Chair: João Pedro da PonteAnálise Das Competências dos Docentes de Duas Ies Públicas de Angola E Sua Influência Na Qualidade de EnsinoSandra MussungoInvestigações Estatísticas Na Sala de Aula: Percepções E Experiências de Duas Professoras Sobre O Envolvimento dos AlunosBruna Rodrigues; João Pedro da PonteA Voz dos Alunos, O Currículo E A Melhoria da EscolaMaria José Gonçalves; Ana Paula SilvaA Participação dos Alunos Em Estudos de Aula Em InglaterraThuysa Schlichting de Souza; João Pedro da Ponte Session Chair: Nara Liana Pereira-SilvaAtitudes de Pais de Crianças Com Um Desenvolvimento Típico Em Relação à Inclusão Escolar: Revisão da LiteraturaCristina Petrucci AlbuquerqueO Envolvimento Com A Escola Inclusiva: A Perspectiva de Famílias de Jovens Com Deficiência E AutismoCristina Fuentes-MejíaActitudes Hacia La Inclusión En Educación Física de Jovenes PortuguesesJorge Abellán; Nieves M. Sáez-Gallego; Nuno Januário; Vítor Ferreira FerreiraResiliência Na Ambiência Escolar: Desafios No Enfrentamento de Um Contexto Educacional FragilizadoGabrielly Laís de Andrade Souza; Marcos Alexandre De Melo Barros; Fredson Murilo Da Silva; Gleize Cristina Franca de Barros; Andreza Cavalcanti Vasconcelos
13:00-14:30
Almoço

Pausa para Almoço

14:30-15:30
Conferência Plenária
(Anfiteatro I)Session Chair: Carolina Carvalho

Mesa Redonda:  Mariana Gaio Alves | Jorge do Ó

Título: Envolvimento no Ensino Superior: Obstáculos e Desafios para o Século XXI

O Trabalho Docente dos Académicos: Entre Visibilidade E InvisibilidadeMariana Gaio AlvesNovos Tempos, Velhos Métodos Ou A Urgência da Pedagogia Na UniversidadeJorge Ramos do Ó
15:30-16:30
Comunicações
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 6Sala 7Sala 9Sala 21
Session Chair: Mónica BaptistaEnvolvimento dos Estudantes No Ensino Superior: Análise Em Função Das Habilitações Académicas dos PaisFilomena Covas; Feliciano VeigaDa Escola Sem Autonomia à Escola Com Autonomia: Questões do Clima, da Organização E da MediaçãoMaria Clara AlvesEducação Pela Cultura Visual: A Diversidade Como CurrículoAna SousaMúltiplas Representações No Desenvolvimento da Estrutura Cognitiva dos Alunos Sobre A Reação de SaponificaçãoMónica Baptista; Iva Martins; Teresa Conceição; Pedro Reis Session Chair: Ana FradeO Engajamento de Professores E Alunos Em Turmas Numerosas: O Contexto Em Instituições de Ensino Superior No BrasilEliana de Fátima Souza Salomon; Cácia Cristina França RehemBuraco- Investigação E Educação Artística Em Rede No Ensino SuperiorClara Gomes Marques; Cinayana Silva Correia; Ana Serra RochaEngagement, Self-Concept and Leaving Home In Military PersonnelAna Frade; Feliciano Veiga Session Chair: Anabela Caetano SantosDesengajamento Moral E Bullying: Lições de Uma Análise Qualitativa da LiteraturaWanderlei Abadio de Oliveira; Jorge Luiz da Silva; Eduardo Name Risk; André Vilela Komatsu; Marta Angélica Iossi Silva; Manoel Antônio dos SantosCompetencia Proactiva E Implicación Del Alumnado:dimensiones Afectivas, Cognitivas Y MotivacionalesAna Belén Cebollero Salinas; Santos Orejudo Henández; Jacobo Cano EscoriazaPerceived Competence and Exercise In Students On The Atlantic AxisMyriam Alvariñas-Villaverde; Margarita Pino-Juste; Iago Portela-PinoEstudo de Impacto do Currículo Rescur - Perspetiva dos Alunos.Anabela Santos; Celeste Simões; Paula Lebre Session Chair: Madalena MeloBuscando La Implicación de Los Estudiantes de Magisterio: La Gamificación Como RetoMARIA LUISA GARCIA HERNANDEZ; MONICA PORTO CURRAS; MARIA JOSE BOLARIN MARTINEZ; FRANCISCO JAVIER HERNANDEZ VALVERDE; ANA TORRES SOTODepressão: Vamos Conversar?Luiz Henrique Alves da Silveira; Flávia Ernesto de Oliveira da Silva Alves; Marcelo Coêlho Goulart; Matheus Hiroshi Azuma Chaves; Frederico Gomes de Paiva; Emilly Rodrigues Machado Silva; Gabrielli Ribeiro Lopes da SilvaDiseño, Planificación E Implementación de Talleres Como Herramienta Didáctica Para Promocionar La Formación ProfesionalANTONIO FABREGAT-PITARCH; ISABEL MARIA GALLARDO-FERNÁNDEZInfluence of Sex, Developmental Stages and Academic Course On The Academic Performance of Spanish Students In Secondary and High SchoolFernando Fajardo-Bullon; María Angeles García Gil; Elena Felipe Castaño; Benito Leon Del Barco; Teresa Gómez Carroza Session Chair: Lurdes SerrazinaAprendizaje Del Ritmo A Través Del Dibujo En Las Edades de 5-7 AñosSara Domínguez-Lloria; Rut Martínez López de CastroOs Impactos da Implantação da Robótica Educacional Na Rede Municipal do Recife/br E As Dimensões do Engajamento EstudantilSIMONE LAUREANO; Maria PadilhaEnvolver Os Alunos Em Processos de Raciocínio: As Ações do ProfessorLurdes Serrazina; Margarida Rodrigues; Eliane AramanCantar Mais é Envolver-Se MaisJoão Nogueira Session Chair: Anabela Sousa PereiraThe Construction of Linguistic Acculturation Profiles In Descendants of Immigrants In The Catalan Education SystemIsabel Sáenz; Cecilio Lapresta; Judit Janés; Ester Caballé; Úrsula Hinostroza; Vera GyameraLa Comprensión Lectora Como Instrumento de Construcción Lingüística. Análisis de Interacción En Aulas Multilingües Y MulticulturalesClara Sansó; Angel Huguet; Adelina Ianos; María Torres; Úrsula HinostrozaMusic Education In Early Childhood For The Development and Social and Educational InclusionRosa María Serrano; Oscar Casanova; Francisco Javier ZarzaSuperdotação No Brasil: Uma Análise Das Produções Científicas da última DécadaKetilin Mayra Pedro; Clarissa Maria Marques Ogeda; Bárbara Amaral Martins Session Chair: Mariana Gaio AlvesPercepciones Del Alumnado Sobre Su Experiencia En Programas de Re-Enganche Educativo: La Influencia Del Centro EscolarMaría Teresa González González ; María Trinidad Cutanda-López Programas de Re-Enganche Educativo: Influencia de La Cultura Organizativa Del Centro EscolarMaría Trinidad Cutanda-López ; María Teresa González GonzálezEngajamento de Docentes Na Educação Superior: Implementando Ensino HíbridoERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO; ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO; Maria Auxiliadora PadilhaAbsentismo Escolar: Una Mirada Des de El Análisis de Las Diligencias de Investigación Penal de La Fiscalía de Valencia (españa).Jose Ignacio Cruz Orozco; Sandra García Defez; Roser Grau Vidal Session Chair: Liliana FariaComo é Que Os Estudantes Veem Os/as Engenheiros/as E Os/as Cientistas? Envolvimento Na Escola Para Carreiras StemLiliana FariaConcepciones de Escuela Del Futuro Profesorado de Educación PrimariaDiana Amber MontesPara Uma Educação Inclusiva de Surdos Em Portugal: O Envolvimento da EscolaJoaquim MelroEnvolvimento E Interações Entre Alunos E Professores: Perceções Sobre O Feedback Pedagógico Em Sala de AulaAlexandra Lopes; Henrique Ramalho; João Rocha
16:30-17:00
Coffee Break
(Átrio do Instituto de Educação)
17:00-18:00
Comunicações
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 6Sala 7Sala 9
Session Chair: Ana Paula CaetanoA Representação de Docentes E Discentes da Educação de Jovens E Adultos Sobre A Diversidade de Gênero E de Sexo Na Prática EscolarEmerson de Castro Lola; Antonio Queiroz Benigno FilhoParticipación de Los Infantes En La Vida Del Aula…relato de Una Experiencia InclusivaISABEL MARIA GALLARDO-FERNANDEZO Lugar da Formação Docente No Atendimento à Diversidade E Na Construção da Melhor Qualidade de Ensino – O Professor Como Sujeito da Aprendizagem E Como Pesquisador da Sua PráticaMaria Eneida Fiuza; Glaucia Affonso; Simone FernandesCultural Diversity, Inclusion and Participation In School. An Immigrant Student’s ViewKatia Álvarez Díaz; Inmaculada González Falcón; Inmaculada Gómez Hurtado; José Manuel Coronel Llamas Session Chair: Anabela PereiraPerceptions of The Students About The Role of Class Delegate As Na Intervener In The School EnvironmentTeresa Pimentel; Marina Peliz; Cláudia Urbano; Eva Gonçalves; Susana BatistaMetodologia Ativa Na Educação Em Saúde Contemporânea: Seu Uso Como Recurso Didático Na Formação Crítica do Estudante da área da SaúdeTatiana Magna Villaça; Rita de Cassía Janicas; Júlia Perez Pinto; MARIA DAS GRACAS PIZZOCOLO; ROSA MOREIRA; Sandra Maria da Penha Conceição ConceiçãoMindserena: Impacto do Desenvolvimento de Competências Mindfulness Em ProfessoresAlbertina Oliveira; Ricardo Nunes; Patrícia Mano; Maria Rosário Pinheiro; Paula FreitasGestão do Clima Escolar No Ensino Médio: Um Estudo de Caso Em Uma Escola de Porto AlegreDébora Callegari Hertzog; Adriana Justin Cerveira Kampff Session Chair: Madalena MeloClima de Escola E Envolvimento de Estudantes do 3º Ciclo do Ensino BásicoCláudia Guerra; Madalena MeloBem-Estar, Satisfação Académica E Atividades Extra-Académicas – Um Estudo Na Universidade de évoraHelga Candeias; Madalena MeloPerceção dos Encarregados de Educação Sobre As Práticas de Colaboração E de Diferenciação E Apoios de Alunos Com Necessidades Educativas EspeciaisRaquel Batista de Oliveira; Maria da Graça Amaro Bidarra; Maria Piedade Vaz-RebeloEngajamento Docente A Partir Das Habilidades Emocionais No Uso de Práticas Ativas E InovadorasClaudison Vieira de Albuquerque; Fredson Murilo da Silva; Marcos Alexandre de Melo Barros; Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo Session Chair: Maria José MartinsSignificaciones de La Educación de Estudiantes Del Programa Universitario En La Cárcel (córdoba-Argentina)Alicia Acin; Ana CorreaEntrada No Ensino Superior E Envolvimento do EstudanteSuzana Nunes Caldeira; Áurea Sousa; Maria Mendes; Osvaldo Silva; Maria José D. MartinsRelacionamento Entre Crianças Na EscolaMaria José D. Martins; Ana Pinto Session Chair: Emilia Serra DesfilisEnsino Híbrido E Sua Relação Com O Ensino Médio Integrado Ao Curso Técnico Em Informática: Problematizando Projetos E Atividades PedagógicasAluísio Anderson da Silveira; Maria Elizete InácioEl Arte Como Motivación Y Desarrollo de Los Estudiantes Adultos. Un Caso de EstudioRUT MARTINEZ; SARA DOMINGUEZ-LLORIAHacia Un Patrimonio Inclusivo: Análisis de Experiencias Didácticas Con Personas Con Capacidades DiferentesInmaculada Gómez-Hurtado; Jose María Cuenca LópezConstrucción Sociohistórica de La Profesionalidad Docente Rural Chilena Y Su Potencial GenerativoEduardo Enrique Sandoval Obando; Emilia Serra DesfilisUn Acercamiento A Los Programas de Mejora Del Aprendizaje Y Del Rendimiento Como Medida Compensatoria En El Sistema Educativo EspañolSusana Sánchez Castro; María Ángeles Pascual Sevillano Session Chair: Liliana FariaPráticas Educativas Em Arte: Apreciação, Interação E Intervenção No Espaço EscolarKathya GodoyLos Niños Negocian Su Masculinidad A Partir Del Fútbol En La EscuelaLindsay Martínez-García; Carmen Rodríguez-MenéndezAs Situações Didáticas Como Proposta de Aprendizagem da Língua Inglesa Nas Escolas Públicas BrasileirasIvo Ribeiro de Sá; Camila Vieira CassianoEnvolvimento de Crianças E Jovens Refugiados: Sucesso da Sua Inclusão Na EscolaAna Cristina Ferreira de Almeida; Nataliya Bekh Session Chair: Íris OliveiraHacia Una Escuela Inclusiva. La Evaluación Del Liderazgo Como Factor de Mejora InstitucionalMaría Carmen López López; María José León Guerrero; Emilio Crisol MoyaAnsiedad Escénica, Superación Vs Abandono En Jóvenes Músicos En FormaciónTERESA FERNÁNDEZ TURRADO; MARIA ELENA RIAÑO GALÁN; Francisco Javier Zarza AlzugarayInterpretando Imágenes Bélicas Con Mensajes de PazAlicia Pascual fernándezA Humanização da Educação: A Influência da Pessoa do ProfessorMarilise Brockstedt Lech
20:00-22:00

Jantar do Congresso

Wednesday, 17 July 2019
9:00-9:30
Sessão de Posters
(Corredor da Biblioteca)Session Chair: Liliana Faria & Íris Oliveira

Os posters são afixados às 09h e retirados às 13h.

Bem-Estar Psicológico E Recursos de Desenvolvimento: Caracterização Em Alunos AdolescentesNuno Archer de Carvalho; Feliciano Henriques VeigaIntervención Tutorial Con Alumnado En Riesgo SocialMÓNICA CASADOA Promoção do Engajamento Estudantil Na Educação Superior de Uma Universidade Pública Federal Brasileira: A Aprendizagem Ancorada Em Ensino Por ProjetosMARIA AUXILIADORA PADILHA; MARIA HELENA BELCHIORProjeto Leitores do Mês Na Educação Infantil Com Escuta Ativa.David Martim; Dévelyn Ribas; Gabrielly Souza; Marcos BarrosTecnologias Assistivas Para Educação InclusivaDévelyn Ribas; David Marte; Gabrielly Souza; Carlos TorresParenting Styles In China and Developmental OutcomesFangzhou Chen; Rafael Garcia-Ros; Fernando GarciaAnálisis de Las Demandas de Orientación En Educación Infantil Y Primaria. Un Estudio de Caso.Marta Virgós-Sánchez; Verónica Barcia-Díaz; Joaquín-Lorenzo Burguera; María-del-Henar Pérez-HerreroComo Se Envolvem Os Pais No Jardim de Infância - Conceções de Futuros ProfissionaisLourdes Mata; Patrícia PachecoClima Para A Criatividade Em Contexto Escolar: Adaptação de Uma Escala Sobre Perceções DocentesAna Almeida; Maria de Fátima Morais; Fernanda MartinsA Experiência de Alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Em Um Projeto de Pesquisa Sobre Aprendizagem Na AdolescênciaLuiz Henrique Alves da Silveira; Matheus Hiroshi Azuma Chaves; João Vitor da Costa PeisiniDoença Ocupacionais Respiratória Ao Docente Exposto Ao Pó do GizEdna Lucia de Carvalho Batista; Soraia Nogueira Felix; Beatriz Mangueira Soraiva RamonholoOs Benefícios da Iniciação Científica Na Elaboração do Tcc Nos Cursos da área da SaúdeNADIR SILVA; Marli REINADORelato de Experiência: A Dança E Os Benefícios Na Função Motora, Atenção, Concentração, Bem-Estar E Inclusão Social do Deficiente Intelectual.Elaine Richter; Antoinette Simão; Andreia Aparecida Teixeira da Silva; Osnir Pereira; Sandra Maria da Penha ConceiçãoAnsiedade Matemátiva: Validação de Uma Escala Com O Modelo de RaschJosé Pacheco Miguel; José Tomás da Silva; Teresa Sousa MachadoLos Procesos de Coordinación Docente Como Elemento Relacionado Con La Calidad de La Formación Inicial de Maestros Y Maestras: El Rol de “coordinador de Asignatura”Juan Carlos Bustamante; Teresa Fernández TurradoEnvolvimento dos Estudantes No Ensino Superior E Perfis de AutodescriçãoSuzana Nunes Caldeira; Osvaldo Silva; Áurea Sousa; Maria Mendes; Maria José D. Martins“os Direitos Das Crianças Todos Devem Respeitar”: Construindo Práticas Pedagógicas de Combate A Violência Infantil.Vinícius Oliveira PereiraAcadêmicos de Enfermagem: Percepção Nas Escolhas Das Especialidades Profissional.Tatiana Magnaboschi Villaça; BRUNA SILVA CARVALHO; RAMYLLA DE OLIVEIRA FALCÃO; ROGERIO PEREIRA DA SILVA; Sandra Maria da Penha ConceiçãoRevisão Sistemática da LiteraturaLygia Campos; Francis Justi; Juliana SchmittO Atendimento Educacional Especializado do Aluno Com Deficiência Intelectual: Uma Análise da Relação Escolar E FamiliarAntonio Queiroz Benigno Filho; Emerson de Castro LolaAproximação da Família Na Escola Para O Sucesso Na Aprendizagem do Estudante Com Deficiência Auditiva/surdezRosemeire Olinda Gonçalves Belchior; Juliana Cristina BomfimEnvolvimento Escolar Em Alunos de Minorias étnicas Socialmente DesfavorecidasNazira Bano; Isabel JaneiroOs Benefícios da Presença dos Animais Na Educação InfantilMaria Gabriella Conceição; Sandra Maria da Penha ConceiçãoA Literatura Como Inspiração Para A Construção de “novas Verdades” Na Representação do Feminino Para Intervenção No Ambiente EscolarValeria Biondo; Maria Regina MomessoAção Educativa: Doutores do Riso Uma Ação Lúdica Como Auxílio Para O Tratamento da Pessoa HospitalizadaMARLI BARBOSA REINADO; sandra MARIA DA PENHA CONCEIÇÃO; Nadir BARBOSA DA SILVA; GISELE MANO; JANIZE MAIA¿hay Niños “malos” En Matemáticas? ¿qué Dicen Las Marionetas Cuando Hay Que Contar Las Matemáticas? Un Estudio En Educación InfantilLaura Jiménez; Sonia HortelanoDesenvolvimento de Competências Socioemocionais No 1º Ano do Ensino FundamentalMaria Isabel Marques; Carolina CarvalhoCentro de Apoio Psicossocial A Estudantes E Professores Universitários Na Pucrs-BrasilAlfredo Cataldo Neto; Francisco Arseli Kern; Angela Pratini Seger; Carla Adriana da Silva Villwock; Rafael Iassin Abdalla MaihubRetenção Escolar: Será O Envolvimento dos Alunos Na Escola Um Bom Preditor?Cláudia Ribeiro da Silva; Feliciano Veiga; Élia Silva Pinto; Ana Ribas
9:30-10:30
Comunicações
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 6Sala 7Sala 9
Session Chair: Marcos OnofreFazendo Escolhas Escolares Possíveis Ou Como Os Alunos Enfrentam Condições de Escolarização ConstrangedorasVirgilio CorreiaEscutar Os Alunos Para Qualificar O Ensino: O Que Nos Diz A Investigação Em Educação FísicaMarcos Onofre; João Costa; João Martins; Maria João Martins; Ana Quitério; António RodriguesEmoções Face à Matemática Em Alunos do 1º Ciclo – Um Estudo LongitudinalLourdes Mata; Vera Monteiro; Francisco Peixoto; Natalie Santos; Cristina Sanches; Marta GomesA Importância Das Aprendizagens Em Educação Física Para O Brincar No Exterior E Envolvimento dos Alunos Na EscolaAna Quiterio; Frederico Lopes; Rita Cordovil; Carlos Neto Session Chair: Óscar GarcíaProjeto EnvolverCésar Soares; Sofia Ferreira; Paula Lebre; Anabela Santos; Celeste SimõesEnvolvimento Estudantil Na Educação Superior: As Potencialidades Das Metodologias Ativas Para Transformar A Sala de AulaBettina Steren dos Santos; Carla SpagnoloMindserena: Desenvolvimento de Competências Atencionais E Socioemocionais Baseadas No Mindfulness Em Alunos dos 2º E 3º CiclosPatrícia Mano; Ricardo Nunes; Cristina Quadros; Albertina Oliveira; Paula Freitas; Maria Rosário PinheiroFactores Que Inciden En El Rendimiento Académico de Los Grumetes de La Infantería de MarinaTanya Navarrete Fernández; Elena Robles Lozano Session Chair: Alberto RochaChallenge-Based Learning (cbl) Como Ferramenta de Autonomia Criativa Das Crianças Na Educação Maker: O Caso da Maker School (recife-Pe, Brasil)Cristiana Leal de Lacerda Pires; Roberta Maria Valentim CarvalhoProjetos Steam: Uma Janela Aberta Para A CriatividadeAlberto RochaDiferenciação Pedagógica: Crenças dos ProfessoresVítor Maia; Sofia FreireAtividades Potenciadoras do Envolvimento dos Alunos Na Aprendizagem: Um Projeto de Intervenção No 4º Ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoTeresa Costa-Pereira; Otília Sousa Session Chair: Ana da Conceição EscolaRe(agir) Sobre As Fragilidades do Exercício da Cidadania Na EscolaAna Escola; Elisabete FerreiraEnvolvimento, Autoconceito E Necessidades de Formação: Um Estudo Com Educadores de Infância AngolanosGenoveva Borges; Feliciano VeigaExplanation of The Mpa Based On Social Support and Musical Self-EfficacyOscar Casanova; Santos Orejudo; Francisco Javier Zarza; Luis Manuel CuarteroA Interculturalidade No Ensino-Aprendizagem da Língua Estrangeira Numa Perspetiva de Inovação E Digitalização: O Caso da Língua Portuguesahuan lian; Carlos Ceia Session Chair: Ana Paula CaetanoAssessment On Use Habits of Digital Security: A Training Proposal Under Methodology Flipped Classroom.Raquel Barragán Sánchez; Ramón PachecoA Inserção Das Tecnologias Digitais Na Educação de Adultos: do Direito de Aprendizagem Ao Engajamento EstudantilFlávia Andréa dos Santos; Sérgio Paulino AbranchesParticipação de Crianças E Jovens Na Investigação - Questões éticasAna Paula Caetano; Carolina Carvalho; Freire Isabel; Sheyla MacedoRejeição Como Obstáculo Ao Envolvimento Com A Escola: Aspetos Determinantes Para A RejeiçãoMaria João Mogarro; Patrícia Gamboa; Sofia Freire; Aurízia Anica; Francisco Vaz da Silva; Maria de Fátima Moreira Session Chair: Emilia Serra DesfilisObstáculos à Criatividade Docente E Ao Envolvimento dos Alunos Em Sala de Aula: Um Estudo Exploratòrio Com Docentes do Ensino BásicoAna Almeida; Maria de Fátima Morais; Fernanda MartinsLas Preocupaciones Del Profesorado Sobre La Inclusión Del Alumnado Con Discapacidad En Las Aulas OrdinariasLena Pla-Viana; M.Isabel Villaescusa-AlejoSchool Coexistence and Inclusion. A Qualitative Study In Classes With Students Affected By Rare DiseasesLucía Pellejero Goñi; Maider Perez de Villareal ; Nieves Ledesma Marín; Paolo ScottonEducação Pelo Movimento Um Recurso Inclusivo: Um Corpo Em Busca de Novas Possibilidades E Novos CaminhosElaine Richter; Antoinette Simão; Andreia Ramirez; Sandra Maria da Penha Conceição Conceição; Ingridy Tayane Gonçalves Pires; Edna Lúcia Batista Carvalho; Tatiana Magna Villaça; Nadir Barbosa Silva Session Chair: Maria Helena MartinsFracasso Escolar: Com A Palavra Docentes de Uma Instituição Brasileira de Educação Profissional E Tecnológica..Rita de Cassia Gomes da Silva; Alvaro Itaúna Schalcher Pereira; Francisco Adelton Alves Ribeiro Alves Ribeiro; Lilian Maria de Oliveira Ferreira; Natania Candeira dos Santos; Carlos Mendes de Sousa; layane Bastos dos SantosEnvolvimento Escolar E Redes Sociais Na Educação Profissional E Tecnológica: Um Estudo Com Discentes do Curso Técnico Integrado Em Saneamento.Maycon Rangel Abreu Ferreira; Alvaro Itaúna Schalcher Pereira; Layane Bastos dos Santos; Francisco Adelton Alves Ribeiro; Aline Carla de Sousa Leite Cipriano; Anny Camila Lima RodriguesDiversidade No Ensino Superior: A Inclusão de Estudantes Com Deficiência Na Universidade do AlgarveMaria Helena Martins; Ana Paula Ciantelli; Lúcia LeiteSocial and Emotional Learning Questionnaire: Development and Preliminary ValidationDiana Aguiar Vieira
10:30-11:00
Coffee Break
(Átrio do Instituto de Educação)
11:00-12:00
Simpósios
Sala 1Sala 3Sala 4Sala 6
Session Chair: Ludovina RamosThe Role of Role of Cognitive-Motivational Variables On Academic Performance and Well-BeingIsabel Festas; José Tomás da Silva; Ludovina Ramos; Maria Paula Paixão Session Chair: María José Galván-BovairaEquidad, Orientación Y Competencias Básicas: Pensar Y Hablar Como Factores Que Contribuyen A La Educación Exitosa Para Todos Y TodasMaría José Galván-Bovaira; José Sánchez Santamaría; Asunción Manzanares Moya; Isabel María Gómez Barreto; Nathanäel Friant ; Brenda Imelda Boroel Cervantes ; Raquel Segura Fernández Session Chair: Oscar F. GarciaParenting, Learning and Human Development: Challenges In The Digital EraOscar F. Garcia; Maria Reyes; Fernando A. Perez-Gramaje; Eduardo Sandoval Session Chair: Paulo AlvesAprendizagem E Avaliação, Emoções E Motivações, Com Que Se Escrevem Envolvimentos Entre Alunos E Professores.Paulo Alves; Amália Rebolo; Ana Rita Aguiar; Ana Rita Leitão; Angélica Queirós; Dora Bicho; Fernando Luís Santos; Helena Castro; João Paz; Marlene Silva; Miguel Feio; Pascal Paulus; Rita Alves; Rosa Nogueira; Sabina Valente; Abílio Lourenço; Rita Barros; Angêlica Monteiro; Claúdia Sousa
12:00-13:00
Comunicações
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 6
Session Chair: Maria da Conceição Martins Medidas Educativas Relevantes En Las Trayectorias Escolares de Alumnado Descendiente de Migrantes Y Su Perfil de Aculturación En El Proceso de Inclusión Educativa Al Sistema Educativo CatalánCRISTINA PETREÑAS CABALLERO; ADELINA IANOS; ISABEL SÁENZ; CECILIO LAPRESTA; ESTER CABALLÉ; VERA GYAMERA¿cómo Hago La ‘buterfli’? Múltiples Repertorios Lingüísticos En La Escuela AltoaragonesaMaria Torres; Cristina Petreñas; Ángel Huguet; Judit Janés; Clara SansóCaracterização Das Atitudes dos Jovens Face A Si Próprios, Rendimento Escolar E área GeográficaMaria da Conceição Martins; Feliciano H. VeigaLa Pedagogía Inclusiva Como Enfoque Emergente En Las Escuelas: Habla El Profesorado de Educación PrimariaInmaculada Concepción Orozco Almario Session Chair: Carolina Carvalho A Perspectiva de Estudantes Sobre O Feedback Docente E O Desempenho AcadêmicoJuana de Carvalho Ramos SIlva; Carolina CarvalhoA Funds of Knowledge Approach To Promoting School EngagementJulie Waddington; Carina SiquésEl Coaching Educativo Como Metodología de Toma de Decisiones En El Alumnado de Educación SecundariaMarta Virgós-Sánchez; Joaquín-Lorenzo Burguera; María del Henar Pérez-HerreroInclusive Design of A Student Field Trip. A Transversal, Multidisciplinary ExperienceÁngel Luis González Olivares; Filomena Fernandez; Francisco Javier Sánchez - Verdejo Pérez; Óscar Navarro Martínez Session Chair: Ana Fonseca Félix O Processo de Ensino-Aprendizagem de Crianças Surdas Na Escola Comum: Desafios Na Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte – MgLibéria Rodrigues Neves; Elayne Cristina Rocha DiasLas Relaciones Sociales Como Indicador de InclusiónMaría Victoria Martín-Cilleros; María Dolores Aliaga-Campos; María Cruz Sánchez-GómezA Dança E A Inclusão Em Alunos Com Deficiência Intelectual Na Escola de Educação Especial São Judas Localizada Em São Paulo-Brasil: Um Relato de ExperiênciaAntoinette Simão; Elaine Richter; Andreia Moreira; Michelle Wenter; Sandra Maria da Penha Conceição ConceiçãoProjeto Enrete - Mestrado Europeu Para A Promoção da Resiliência Na EscolaAna Fonseca Félix; Celeste Simões; Paula Lebre; Anabela Santos Session Chair: Liliana FariaPercepções de Docentes de Um Instituto Federal Acerca Das Queixas Escolares: Uma Pesquisa de Mestrado do Profept Ifmalayane Bastos dos Santos; Alvaro Itaúna Schalcher Pereira; Francisco Adelton Alves Ribeiro; Fauston NegreirosProblem-Based Learning: Relato de Uma Atuação Pedagógica Em Contexto UniversitárioLiliana Faria; Paulo N. VieiraLudobibliotecas Escolares Com Abertura à Comunidade No Concelho de CascaisAna Isabel Serra RochaA Experiência do Lugar do Livro Em Contexto Académico E UniversitárioAna Isabel Serra Rocha Session Chair: António LeiteEnvolvimento Na Escola: Cada Estudante Como Um Ser (ou Um Agir) PolíticoMaria Jorge Ferro; Raquel Toste Ferreira; João BoriéPerceção da Tarefa de Aprendizagem E Satisfação Em Estudantes de TeatroPedro Taborda; António Manuel DuarteSobre Sentir-Se Bem Em Sala de Aula: A Promoção do Engajamento de Graduandos Em Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco (ufpe), Brasil.MARIA HELENA BELCHIOR; MARIA AUXILIADORA PADILHAEducação Continuada: Foco do Enfermeiro Educador No Ambiente HospitalarMARLI REINADO BARBOSA
13:00-14:30
Almoço

Pausa para Almoço

14:30-15:30
Conferência Plenária
(Anfiteatro I)Session Chair: Feliciano H. Veiga

Conferencista: Isabel Menezes

Título: SE NÃO NA ESCOLA, ONDE? - A escola como espaço (inevitável) de envolvimento na política

"Se Não Na Escola, Onde?" – A Escola Como Espaço (inevitável) de Envolvimento Na PolíticaIsabel Menezes
15:30-15:45
(Anfiteatro I)
15:45-16:00
(Anfiteatro I)Session Chair: Feliciano H. Veiga

Sessão de Encerramento do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

Feliciano H. Veiga | Presidente do Congresso (IEUL)


 


Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2018 Zakon Group LLC